O Ceará iniciou a vacinação contra COVID-19 poucos minutos depois da chegada das primeiras 218 mil doses da CoronaVac em Fortaleza. Cinco profissionais do Hospital Estadual Leonardo da Vinci e um líder indígena foram imunização na unidade de saúde. Pouco depois, no Hospital Geral de Fortaleza, outros cinco profissionais também foram vacinados.
Em coletiva realizada no aeroporto, o governador Camilo Santana agradeceu ao Ministério da Saúde, e a todos que colaboraram para a chegada das vacinas no Ceará, incluindo a Força Aérea Brasileira (FAB), a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, o Corpo de Bombeiros, e a Fraport, mas principalmente aos profissionais de saúde.
SONORA – 18.01 CAMILO (1) AGRADECE – tempo: 0:46
Com essa primeira remessa de imunizantes, o Ceará vai vacinar 109 mil pessoas, já que cada uma precisa de duas doses para garantir uma melhor defesa do corpo contra o vírus.
Camilo Santana destacou que mais doses devem ser enviadas para o Ministério da Saúde e para os Estados. O Ceará está preparado para iniciar a vacinação.
SONORA – 18.01 CAMILO (2) LOTE – tempo: 0:31
A distribuição das vacinas é feita por aviões, helicópteros e caminhões. Além dos imunizantes, o Governo do Ceará já garantiu a compra de seringas, agulhas, álcool, algodão e refrigeradores.
Numa logística desenvolvida pelo Governo do Ceará que envolve aviões, helicópteros e caminhões, foram traçadas seis rotas de distribuição aérea e duas terrestres contemplando a Capital e as Áreas Descentralizadas de Saúde (ADS) que compreendem os municípios de Maracanaú, Caucaia, Baturité, Itapipoca, Sobral, Tianguá, Camocim, Acaraú, Crateús, Juazeiro do Norte, Crato, Iguatu, Brejo Santo, Icó, Tauá, Quixadá, Canindé, Aracati, Russas e Limoeiro do Norte.
As vacinas destinadas ao interior foram embarcadas em aeronaves da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (CIOPAER).
O governador Camilo Santana falou sobre a logística de distribuição das vacinas e alertou que a população deve manter os cuidados e respeitar as normas sanitárias.
SONORA – 18.01 CAMILO (3) LOGÍSTICA – tempo: 0:56
Vacinação
A técnica de enfermagem Maria Silvana Souza Reis, de 51 anos, foi a primeira vacinada contra a Covid-19 no Ceará. Ela atua no Hospital Leonardo da Vinci, na linha de frente de combate à doença. Ela foi escolhida para ser a primeira, além da idade e do trabalho direto com os pacientes, porque se locomove de ônibus.
Além dela, foram vacinados: Maria de Jesus de Oliveira Lima, 56, serviços gerais; Francisco Adailton Alencar Braga, 55 anos, médico intensivista; Cristine Aparecida da Cunha, 39, fisioterapeuta; Regiane Sousa Torres, 34, enfermeira, Dourado Tapeba, líder indígena do Polo Caucaia; Natanael Dourado, 29, maqueiro, David Nascimento Monteiro, 26, fisioterapeuta, Gabriel Braga de Oliveira, 24, médico, Maria Clara Santana Silva, 19, técnica de Enfermagem e Paulo Brito Lima, 39, auxiliar de serviços gerais.
Todos os profissionais atuam no Hospital Leonardo da Vinci e Hospital Geral de Fortaleza.
A vice-governadora, Isolda Cela, o prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira, e o secretário de saúde do Ceará, Dr. Cabeto também estiveram presentes.
Fonte: Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará