A vitória do deputado Arthur Lira (PP/AL) na eleição para presidente da Câmara dos Deputados, na noite de segunda-feira (01/02/2021), foi celebrada em uma festa para cerca de 300 pessoas em uma casa no Lago Sul, bairro nobre de Brasília. O evento terminou já na madrugada desta terça-feira (02/03). A maior parte dos convidados não usava máscara de proteção contra a COVID-19. No 1º pronunciamento (íntegra – 53,4 KB) como presidente da Câmara, proferido por volta das 22:00 horas, Lira pediu 1 minuto de silêncio para os mortos pela pandemia no Brasil.
Segundo o Ministério da Saúde, 225.099 pessoas morreram por causa da doença no país até a noite de segunda-feira. Uma banda de música animou os convidados. No telão, foram exibidos vídeos e fotografias da trajetória de Arthur Lira e das viagens do congressista pelo Brasil durante a campanha para presidente da Câmara. Os ministros Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo) e Fábio Faria (Comunicações), o secretário Jorge Seif (Pesca) e o secretário-executivo do Ministério das Comunicações, Fabio Wajngarten, estiveram na festa representando o presidente Jair Bolsonaro.
Lira foi o candidato do Palácio do Planalto no pleito. Seu principal adversário foi o deputado Baleia Rossi (MDB-SP), apoiado pelo ex-presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Foram 302 votos a 154. Os deputados Julian Lemos (PSL-PB) e Joice Hasselmann (PSL-SP), que romperam com Bolsonaro, foram à festa.
Fonte: Poder 360