O Ceará deve receber nesta semana aproximadamente 72.500 doses da vacina AstraZeneca/Oxford contra a COVID-19. A informação foi repassada pelo governador Camilo Santana, nesta terça-feira (23/02), após reunião com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, em Brasília. O Governo do Ceará aguarda ainda para esta semana mais um lote da CoronaVac, imunizante produzido pelo Instituto Butantan.
SONORA – 23.02 CAMILO (1) VACINA – tempo: 1:08
Mais leitos
Para dar conta da crescente busca de vagas no serviço público de saúde para tratamento da COVID-19, o Ceará está ampliando sua rede assistencial. Para isso, Camilo Santana solicitou ao Ministério da Saúde a habilitação de novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva e enfermaria.
SONORA – 23.02 CAMILO (2) LEITOS – tempo: 0:42
O governador ressaltou a peculiaridade dessa segunda onda da pandemia do novo coronavírus, que acaba sendo um obstáculo mais. Ele destacou a ampliação de leitos de enfermaria e UTI também no interior do Ceará.
SONORA – 23.02 CAMILO (3) AMPLIAÇÃO – tempo: 0:53
Ainda sobre a reunião com o ministro da Saúde, o governador salientou a necessidade de o Hospital Universitário Walter Cantídio, vinculado à Universidade Federal do Ceará (UFC), possa atender pacientes com Covid-19 nesse momento.
SONORA – 23.02 CAMILO (4) HOSPITAL – tempo: 0:30
Compreensão
Especialistas já afirmaram que a única forma de superar esta pandemia será com a imunização em massa da população e, para isso, é preciso avançar na campanha de vacinação, que faz parte do Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde. Enquanto isso, Camilo Santana fez um pedido à população para que ela não descuide dos protocolos indicados pelas autoridades sanitárias.
SONORA – 23.02 CAMILO (5) CUIDADOS – tempo: 1:13
Fonte: Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará