Dez senadores republicanos moderados dos EUA instaram o presidente democrata Joe Biden no domingo a reduzir significativamente seu pacote de ajuda COVID-19 de US $ 1,9 trilhão para ganhar o apoio bipartidário enquanto os democratas no Congresso se preparavam para levar adiante seu plano nesta semana. Um importante conselheiro econômico da Casa Branca sinalizou disposição para discutir as idéias levantadas pelos senadores republicanos que lançaram uma alternativa de US $ 600 bilhões, mas disse que o presidente não estava disposto a comprometer a necessidade de um projeto de lei abrangente para lidar com a crise de saúde pública e consequências econômicas.
“Ele está aberto a ideias, de onde vierem. O que ele é intransigente é a necessidade de avançar rapidamente em uma abordagem abrangente aqui”, disse Brian Deese, diretor do Conselho Econômico Nacional, ao programa “Meet the Press” da NBC. “Uma abordagem fragmentada, não é uma receita para o sucesso”. Não ficou claro se o alcance de 10 dos 50 republicanos na câmara de 100 cadeiras mudaria os planos dos democratas no Congresso para aprovar a legislação nos próximos dias. Biden e outros democratas estão tentando usar seu controle da Câmara dos Representantes e do Senado para avançar rapidamente no objetivo principal do presidente de lidar com a pandemia.
O líder da maioria no Senado, Chuck Schumer, disse que sua câmara começaria os trabalhos já nesta semana. A presidente da Câmara, Nancy Pelosi, disse que o Congresso completaria uma etapa preliminar antes do final da semana. O Congresso aprovou US $ 4 trilhões em alívio COVID-19 no ano passado.
Fonte: Reuters